Total de visualizações de página

sábado, 25 de agosto de 2012

Pagode de Mulher Solteira


Por Eugênia Rodrigues PUBLICADO EM SAMBA E CHORO (*)
Publicada em 13 de Agosto de 2012
Estado: RJ
Assunto: Shows e Rodas
Você conhece um samba, gravado pelo Fundo de Quintal, chamado "Rosalina"? Nele há um verso assim: "Na quarta-feira vamos ao Cacique, mas antes/a nossa presença é marcante/no Pagode da Mulher Solteira...")... Porém, fora dessa letra eu nunca tinha ouvido falar nesse pagode. Joguei no Google mas os resultados de grupos de outros Estados que utilizam esse mesmo nome. E eu pensava:"poxa, só pode ter sido uma roda de samba aqui do Rio mesmo, provavelmente dos anos 80, que os integrantes do Fundo de Quintal frequentavam....

Felizmente, o amigo Wilson Flora, o popular Baiano, me socorreu: "Eu frequentei muito, querida! Era uma casa de show do Piruinha na Piedade e rolava um bom pagode. No mesmo bairro e na mesma época, um pouco mais à frente do Mulher Solteira, aos domingos no River, um tradicional clube suburbano, era dia do Pagode do Arlindinho - era assim que Arlindo Cruz era conhecido".Outro amigo, o músico Joe Lima, avalizou, mas afirmou ser em outro bairro: "Eugênia, trata-se dessa roda de sambistas mesmo, em Cascadura, que era bombadaço nos anos 80". Finalmente, o Serginho Correia falou que "o pagode foi criado pelo ex-jogador Márcio e era um reduto de boleiros e sambistas em Madureira".

Algum dos leitores frequentou? Era na Piedade, Cascadura ou Madureira? Quem tocava? Achei importante publicar esta notícia para que alguém, querendo pesquisar as rodas de samba dos anos 80, ou um ouvinte curioso sobre esse verso da canção "Rosalina", encontre este resultado no Google ;)

FONTE   (8)

# Notícias de Samba & Choro: 24 de agosto, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário